quarta-feira, 27 de julho de 2016

Embaixada francesa orienta turistas a levar R$ 50 para dar a ladrões no Rio

Os turistas franceses que vêm para o Rio de Janeiro são orientados pela Embaixada Francesa no Brasil a andarem com uma nota de R$ 50 para entregar, sem hesitar, a assaltantes caso sejam vítimas de um assalto. A informação está contida numa cartilha de dicas que pode ser encontrada nos sites da embaixada e do Ministério das Relações Exteriores da França.

Segundo explicou o consulado geral da França no Rio de Janeiro, o que está em questão não é a quantia, mas o procedimento do que deve ser feito numa ocasião como o de um assalto.

Além de levar o dinheiro (equivalente a aproximadamente 18 euros), os franceses também são orientados, segundo a cartilha, a tomar cuidado ao passear nas regiões da Lapa, Vista Chinesa e Santa Teresa. A região do Centro do Rio não deve ser visitada nos fins de semana.

A embaixada também previne os turistas quanto a golpes aplicados no Rio, como o Disque-Extorsão (pedido de resgate feito por telefone) e o Boa Noite Cinderela (sonífero misturado à bebida). 

A cartilha também dá orientação aos turistas franceses que forem visitar as cidades de São Paulo, Recife e Brasília.

 Eduardo Paes: Paris também tem problemas 
O secretário estadual de Turismo, Esporte e Lazer, Eduardo Paes, considerou a medida da Embaixada da França deselegante com o Rio de Janeiro. Segundo ele, a violência acontece em todos os lugares do mundo e o Rio de Janeiro não foge à regra. Paes admite que a cidade enfrenta problemas de segurança, mas considera a cartilha um exagero.

"Não vou jogar a sujeira para debaixo do tapete. Mas os problemas que temos verificados nas áreas turísticas do Rio também acontecem em Paris. Acho que há uma certa dramaticidade. Procurei o cônsul da França no Rio, mas não o encontrei, para que esse tipo coisa seja evitado", disse o secretário.

Paes ressaltou que a cartilha não condiz com a realidade já que a empresa aérea francesa, Air France, aumentou o número de vôos de Paris para o Rio. O mesmo está acontecendo com a TAP, companhia aérea portuguesa.



Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Noticias - Todos os direitos reservados.

Template by Marcelo Teles | Topo