segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Pokémon GO e a Psicologia por trás do jogo!

Desde que foi lançado, o Pokémon Go vem hipnotizando seus participantes. Já são mais de 30 milhões de jogadores em mais de 26 países. Mas o que explica tamanho sucesso?
1
EU ESCOLHO VOCÊ!


Não há dúvidas de que o dia 6 de julho já entrou para a história. Coincide com o lançamento do jogo de realidade aumentada Pokémon Go, definitivamente o game para celulares e tablets de maior sucesso na história dos Estados Unidos, superando inclusive o Candy Crush e ganhando expansão maior que plataformas como o Snapchat ou o Twitter. Portanto, já são mais de 30 milhões de usuários e um faturamento de mais de $ 35 milhões (aproximadamente R$ 113,6 milhões). Um fenômeno é mundial! O aplicativo já está disponível em mais de 26 países e a empresa responsável, Nintendo Co Ltd's, diz não parar até que esteja disponível em 200 países e agora ele chega ao Brasil!

2
Como se joga?


Como se joga? Pokémon Go utiliza a geolocalização para distribuir personagens virtuais no mundo real e fazer com que os jogadores saiam à procura para capturá-los. Oferece aos participantes a experiência do jogo numa realidade física e verdadeira, um mundo que pode ser compartilhado com os demais jogadores.

3
Mas o que justifica essa febre? Por que tantas pessoas estão completamente viciadas no jogo?
Mas o que justifica essa febre? Por que tantas pessoas estão completamente viciadas no jogo? Especialistas em games e psicologia social já começam a desvendar algumas das estratégias que sustentam o fascínio pelo Pokémon Go.

4
NOSTALGIA!
Obviamente, o primeiro fator de peso no Pokémon Go é a tecnologia. Não há como negar o esforço da empresa em lançar um produto crível, que realmente consiga fazer o jogador "entrar" no mundo do jogo, algo especialmente importante nos jogos de realidade aumentada. Mas também há a nostalgia. Pokémon começou como um vídeogame, que ganhou o mundo com a Nitendo, na década de 90.Muitos jogadores têm boas lembranças dessa época, o que ajuda na predisposição em relação ao aplicativo. Em entrevista à BBC, o psicólogo do Oxford Internet Institute, Andrew Przybylski, comenta o porquê do sucesso: "Não basta usar a nostalgia como elemento de atração, é fundamental que o jogo consiga ser inovador e divertido, algo que o Pokémon Go tem conseguido fazer. Os participantes têm a sensação de estar explorando uma novidade, além de conectar socialmente com outras pessoas. Isso provavelmente ajuda a garantir o sucesso do game."

5
INTERAÇÕES SOCIAIS!
Outro fator potente no Pokémon Go que ajuda a explicar o sucesso do aplicativo, é justamente seu potencial de criar redes e viabilizar interações sociais. As pessoas saem pelas ruas para capturar pokémons virtuais, criam grupos para jogar, perseguem situações inusitadas e, inclusive, se arriscam na vida real para conseguir mais pontos no mundo virtual: invadindo propriedades privadas, desrespeitando as normas de segurança do trânsito, etc. O jogo permite compartilhar experiências e o fato de ter diferentes níveis de dificuldade e de recompensa, instiga o jogador a buscar mais interações no mundo real e virtual.

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Noticias - Todos os direitos reservados.

Template by Marcelo Teles | Topo